Receitas da Aula de Gastronomia 28/04/2019

Receita de Brandade de Peixe, ensinada pelo Chef Lui Veronese (Restaurante Salva)

BRANDADE DE PEIXE

Para à brandade

100g de peixe branco

6g de manteiga

6g de cebola

0,5 de sal com pimenta moída

20g de vinho branco

115g de caldo de legumes

0,4g de ajinomoto

225g de azeite composto ou óleo de girassol

175g de azeite extravirgem

Derreta a manteiga e refogue a cebola. Junte o peixe e sele em fogo alto. Adicione o vinho branco e deixe reduzir. Adicione o caldo de legumes e cozinhe o peixe por 3 minutos. Remova e deixe esfriar uns minutos.

Em um liquidificador, coloque o peixe cozido o azeite e tempere. Comece a bater e vá adicionando o azeite composto ou o óleo. Acerte o sal e pare na textura desejada.

Reserve em frio.

Para finalizar

95g de brandade

4 fatias de torradas

6g de baby leaf

2g de brotos de alfafa

No centro do prato coloque a brandade e faça a guarnição com a salada e as torradas. Sirva imediatamente.

 

 

Massa fresca

2 ovos inteiros

2 gemas

100g de farinha de sêmola

120g de farinha de trigo 00’

Sal

1 fio de azeite de oliva

Modo de preparo:

Misture as farinhas (caso não encontre a farinha de sêmola, use a mesma quantidade em farinha de trigo 00’). Com o resultado da mistura faça uma forma de “vulcão” sobre uma mesa plana e limpa.

Bata os ovos, as gemas o sal e o fio de azeite e aos poucos acrescente a mistura no centro do “vulcão”, com a ajuda de um garfo ou mesmo com as mãos.

Depois de incorporado todos os ingredientes comece a sovar com as mãos pressionando bem até a massa ganhar uma textura homogênea.

Deixe ao seu lado uma vasilha com farinha e polvilhe farinha sempre que precisar. Cubra a massa com um pano levemente úmido e deixe descansar por 45 minutos na geladeira.

E fettuccine ao alho e óleo na brasa

Para o molho BBQ

80g de manteiga sem sal

34g de cebola

0,5g de calabresa

0,5g páprica

20g de açúcar mascavo

20g de melado de cana

4g de vinagre de vinho

240g de ketchup

10g de molho inglês

Refogue os ingredientes em frigideira até obter 300g de mistura. Junte o ketchup e o molho inglês. Reserve em geladeira.

Para o fettuccine

150g de fettuccine cozido

12g de azeite

5g de manteiga de ervas

10g de alho laminado

Salsinha picada

Sal

1g de fumaça liquida

Coloque o alho e o azeite em uma panela e frite. Adicione a manteiga, a fumaça liquida e o fettuccine cozido. Salgue e adicione a salsinha.

Para finalizar

220g de fraldinha

Sal e pimenta do reino

50g de molho BBQ

160g de fettuccine ao alho e oleo

1g de Salsa fresca

Sele a fraldinha na grelha. Cubra com o molho e fatie.
Sirva em um prato plano com o fettuccine ao lado. Finalize com salsa fresca.

Receitas da Aula de Gastronomia 29/03/2019

Este bolinho recheado é um dos pratos mais populares da cozinha Nepalesa. 

Receita de massa (Momo) recheado com Frango e servido com  molho de tomate.momo

Massa do Momo
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de alho ou manteiga
Água até o ponto de enrolar (como será demonstrado)
1 pitada de sal

Modo de preparo
Misture a farinha, o sal, o óleo e por último adicione à água aos poucos até a massa atingir o ponto de modelar. Cubra a massa com um pano e a deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

Recheio de frango
2 quilos de carne de frango moída
Adicione 1 cebola roxa picadinha
3 colheres de coentro fresco picado
1 colher de sopa de alho picado
1 colher de sopa de gengibre fresco
½ colher de chá de açafrão
3 colheres de sopa de óleo ou manteiga de leite
Sal a gosto

Modo de preparo
Misture numa tigela a carne de frango moida com os demais ingredientes; ajuste o tempero, cubra a mistura e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Molho de tomate
02 kg tomate cortado em pedaços
1 colher de chá de pasta de gengibre
2 colheres de chá de pasta de alho
1 colher de açafrão
Sal a gosto
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de gergelim torrado
Pimenta a gosto

Modo de preparo
Coloque a panela no fogo com o óleo,  o alho, o  gengibre, o açafrão e refogue por uns 2 minutos, depois  acrescente o tomate picado, mexa por alguns minutos e adicione o sal, a pimenta e o coentro picado. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, quando o molho começar a cheirar retire a panela do fogo e deixe esfriar. Passe a mistura no processador e, por fim, adicione o gergelim torrado misturando bem.

Preparo final dos momos
Faça bolinhas pequenas da massa, abra as bolinhas primeiro com a mão e finalize com um rolo de massa para que ela fique na forma esférica. Coloque o recheio no centro da massa e feche os momos dobrando as bordas conforme será demonstrado em aula.

Aqueça o vaporizador e lubrifique bem o seu suporte, evitando, assim,  que os bolinhos  grudem no recipiente. Organize os bolinhos de forma que eles fiquem separados um do outro. Coloque a tampa do vaporizador e deixe cozinhar até que os bolinhos fiquem cozidos, cerca de 10 minutos. Sirva os momos quentes com o molho de tomate.

Receita de Jeri (Doce Nepalês)jeri

1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento para pão
Água morna até o ponto de um creme grosso.

Modo de preparo
Misture numa tigela a farinha e o fermento,  adicione  água morna  aos poucos, até obter uma consistência cremosa sem grumos. Deixe a massa descancar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Xarope
Em uma panela adicione 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de água e deixe ferver em fogo médio; mexa a mistura até que o açúcar esteja  dissolvido. Em seguida abaixe o fogo e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa suco de limão para evitar a cristalização da calda.

Modo de preparo do Jeri
Despeje a massa num cone com um pequeno furo, numa panela aqueça 2 xícaras de óleo em fogo médio, quando o óleo estiver quente diminua o fogo e derrame a massa em movimentos circulares, formando uma espiral. Quando o jeri estiver dourado embaixo vire para dourar a outra parte até ficar na cor marrom, retire os da panela e imediatamente mergulhe os na calda quente, não deixe mais do que  20 segundos.

 

Receitas da Aula de Gastronomia 27/04/2018

foto1 foto1

 

NOSSA CULINÁRIA DE ABRIL E MAIO(2016)

AULA DE CULINÁRIA COM NELLY HUMMEL – 27/05/2016
Nossa aula de culinária deste mês será diferente. A associada NELLY HUMMEL nos ensinará como desossar e rechear um frango. Quem quiser praticar traga o seu.
DATA: 27 de maio (sexta-feira)
HORÁRIO: 15h
LOCAL: UPIS – 712/912 Sul
Confirmar a presença pelo telefone 3242-1886 – (Lea)

AULA DE CULINÁRIA COM MARIA DA GRAÇA PRECIADO – 29/04/2016
Como ocorre todo ano no mês de abril, nossa querida amiga e associada Graça Preciado nos brinda com suas receitas. Esperamos por você para degustar essas delícias que ela irá nos apresentar.  Para visualizar mais fotos clique aqui.
DATA:
29 de abril (sexta-feira)
HORÁRIO: 15h
LOCAL: UPIS – 712/912 Sul

CAMARÃO NA MORANGA

foto1 foto1

Ingredientes: 30 abobrinhas italianas – 1 kg de camarão – 1 cebola grande – 3 colheres de sopa de azeite – 1  vidro de polpa de tomate – 1 pimentão —1 amarrado de cheiro verde- 1/2 litro de leite —3 colheres de sopa de farinha de trigo – queijo parmezon ralado.
Modo de fazer: Lavar as abobrinhas, secar, cortar e tirar as sementes conforme demonstrado. Colocar 2 dedos de água com sal numa panela, deixar ferver e colocar as abobrinhas viradas para baixo. Depois de 5 minutos emborcar em cima de um pano para escorrer a água e ainda mornas forrar todas
com catupiry. Reservar.
Refogar a cebola picadinha no azeite, juntar o pimentão cortado em 4,a polpa de tomate e deixar refogar por uns 5 minutos, retirar o pimentão e juntar o camarão picado, ferver 3 minutos, verificar o sal e engrossar com a farinha de trigo diluída no leite. Encher as abobrinhas, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
Servir com um camarão preso na borda.

BOBÓ DE BACALHAU
Ingredientes: 1 kg de mandioca- 1 cebola grande picadinha-4 colheres de sopa de azeite-3 tomates sem pele e sem semente -1 copo de leite. Passar a mandioca crua no processador. Refogar a cebola picadinha no azeite, juntar os tomates e a mandioca. Temperar de sal e deixar cozinhar. Acrescentar 1 copo de leite e passar no liquidificador. Reservar.

foto1 foto1

1 cebola grande picadinha-3 colheres de sopa de azeite-1 colher de sopa de azeite de dendê -2 alhos espremidos – 2 colheres de sopa de pimentão verde picadinha – 2colheres de sopa de pimentão vermelho picadinho-1 folha de louro-1 envelope de hondashi-1 kg de bacalhau em Iascas-1 xícara de molho de tomate- 2 vidros de leite de coco- 2 colheres de sopa de mostarda- 1 colher de sopa de ketchup-1 colher de sopa de molho inglês-1 colher de chá de pimenta dedo de moça, sem semente, picadinha-1/2 xícara de cebolinha verde picadinha-1/3 de xícara de coentro picado. Dourar a cebola e o alho no azeite misturado ao azeite de dendê. Acrescentar os pimentões, o louro, o hondashi e o bacalhau. Deixar refogar bem. Juntar o molho de tomate, o leite de coco, a mostarda, o ketchup, o molho inglês, pimenta. Deixar em fogo médio até abrir fervura. Juntar a mandioca, verificar o sal e deixar ferver novamente. Por último os cheiros verdes.

ARROZ DE LOURO
Ingredientes:3 xícaras de arroz- 1 cebola grande picadinha – 3 colheres de sopa de manteiga —4 folhas de louro —6 xícaras de caldo de camarão- sal
Modo de Fazer:  Refogar a cebola na manteiga, juntar o arroz, refogar, acrescentar as folhas de Touro e o caldo de camarão fervendo. Verificar o sal.

foto1

Observações: Quando o prato principal for carne, o arroz de Touro tem que ser feito com caldo de carne. Quando for de aves usar caldo de galinha.

TORTA DE FIOS DE OVOS
Ingredientes: 1 e 1/2 kg de fios de ovos, cerejas.
Creme: 750 grs de açúcar, 30 gemas peneiradas, 750 ml de leite de coco, 200 grs de nozes picadas.
Modo de fazer: Levar ao fogo brando, até espessar, o açúcar, as gemas peneiradas, o leite de coco e as nozes picadas. Observação – Não deixar ferver demais para não talhar. Se acontecer, bater no liquidificador.

foto1 foto1

Montagem: Forrar uma fôrma de fundo destacável com papel manteiga (o ideal é o Dover). Colocar no fundo urna camada 1/3 de fio de ovos (2 dedos de altura). Fazer as laterais com 1/3 dos fios de ovos. Encher o meio com o recheio. Cobrir com o restante dos fios de ovos. Polvilhar com açúcar cristal e enfeitar com as cerejas. Levar ao forno para dourar.

AULA DE CULINÁRIA – LUCIA CHAVES

SALADA DE FEIJÃO FRADINHO – Depois de lavar o feijão, colocar em panela de pressão e deixar cozinhar por cinco minutos. Tem que ficar ao dente. Á parte, fazer um molho com azeite, alho amassado, cebola batidinha e Salsinha. Misturar ao feijão que já deverá estar frio.

foto1 foto1

MOUSSE DE ATUM –  2 latas de atum. 1 e ½ lata de creme de leite. 1 xícara de Maionese Hellman n’s Light. 3 folhas de gelatina branca. 3 folhas de gelatina vermelha. 1 cebola picadinha. 1 xícara de passa. Sal a gosto, pimenta do reino. Amassar com o garfo o atum. Misturar a passa, o creme de leite, a cebola picada e a maionese. Dissolver as folhas de gelatina picadas em ½ xícara de água. Misturar ao resto dos ingredientes. Untar com margarina uma forma com buraco no meio e levar a geladeira.

foto1

MOUSSE DE SIRI – 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor. 3 colheres de água, 4 xícaras de carne de siri refogadas com azeite, cebola picada e alho em rodelas. 1 ½ xícaras de creme de leite. 1 xícara de maionese. 1 colher de sopa de mostarda. 1 colher de café de pimenta do reino e sal. Caldo de 1 limão, cebola e salsa picadinha.

Maneira de fazer: Amolecer a gelatina com água e dissolver em banho-maria. Misturar a maionese. Refogar a carne de siri e depois de cozida juntar todos os ingredientes, deixando por último o creme de leite. Untar uma forma, despejar a mousse e levar à geladeira para firmar. Desenformar e enfeitar com rodelas de tomate e limão. Servir com molho de maionese bem picante.

foto1

MOUSSE SANTARÉM – 8 ovos. 1 lata de leite condensado. 1 pitada de sal. Cozinhar em água fervendo na pressão, o leite condensado, cerca de 1 hora e meia. Bater as gemas coma gemada, acrescentar o leite condensado. Continuar batendo até misturar. Acrescentar as 8 claras em neve delicadamente e levar ao congelador da geladeira.

Brasília, 1º de abril de 2016.


ENCONTRO CONJUNTO
AMIGAS DA LEITURA E DA GASTRONOMIA 

CERIMONIALISTAS: MARIA DIVA SOARES E TRUDY MATHIAS

MARIA DIVA: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA LEITURA SAUDO A TODOS OS PRESENTES NESTE EVENTO. 

3

 TRUDY: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA É COM ALEGRIA QUE SAÚDO OS PRESENTES NESTE EVENTO.

MARIA DIVA: TENHO O PRAZER DE PASSAR A PALAVRA PARA NOSSA PRESIDENTE, COSETE RAMOS GEBRIM, PARA FAZER A ABERTURA DO EVENTO.

QUE PRIVILÉGIO! 

ABRIR ESTE EVENTO COM O DVD DE NATAL, DA ARTE MIUDA, DE DIAMANTINA.

NOSSA VIAGEM EM DIAMANTINA FOI INESQUECÍVEL.

AQUI TEMOS VÁRIAS PARTICIPANTES DO GRUPO QUE TEVE O PRIVILÉGIO DE ASSISTIR A “VESPERATA”! 

MAS, PARA SURPRESA DE MUITOS, HOUVE UM ESPETÁCULO QUE ENCANTOU A TODOS. UM ESPETÁCULO TÃO BELO QUE MUTAS DE NÓS CHORAMOS DE EMOÇÃO. TRATA-SE DA APRESENTAÇÃO NA IGREJA DO GRUPO DE CRIANÇAS “ARTE MIÚDA”.

QUE VOZES MARAVILHOSAS, QUE PODER DE MOVER E ENCANTAR AS PESSOAS!

NO FINAL DA APRESENTAÇÃO, HOUVE UM DEPOIMENTO DA MAESTRINA SORAYA, NA IGREJA, EM FRENTE DE CENTENAS DE PESSOAS… DISSE A MAESTRINA SORAYA…

“SE NÃO HOUVESSE MINISTRO HARGREVES NÃO HAVERIA ARTE MIUDA”.

FICAMOS EMOCIONADAS E ORGULHOSAS AO OUVIR ESTAS PALAVRAS, RESALTANDO O PAPEL DE ALGÚEM A QUEM CONHECEMOS E ADMIRAMOS. COMO O MINISTRO HARGREAVES É MARIDO DE NOSSA QUERIDA SÓCIA DO CIB, HELOISA HARGREAVES, GOSTARIA DE CHAMÁ-LA PARA FICAR AQUI A FRENTE, AO MEU LADO.

É COM O MAIOR ORGULHO QUE O CLUBE INTERNACIONAL DE BRASÍLIA, NA PESSOA DE SUA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO RITA MÁRCIA MACHADO, ENTREGA AO CASAL O TROFEU MAIOR DO CIB: A FLOR DE CRISTAL. OBRIGADA AOS DOIS POR PROMOVEREM UMA INICIATIVA CULTURAL DE TAMANHO IMPACTO PARA OUVINTES DO BRASIL INTEIRO.

 

2

MARIA DIVA: VAMOS COMEÇAR O EXAME DO LIVRO DE HOJE COMER REZAR AMAR DE ELIZABETH GILBERT.

SOLICITO A RAFAEL DUARTE, ASSESSOR TECNOLÓGICO DO CIB, PARA MOSTRAR ALGUMAS CENAS DOS 3 PAÍSES ONDE A PERSONAGEM DO LIVRO VIVEU: ITALIA – COMER; INDIA – REZAR; INDONÉSIA – AMAR. 

MARIA DIVA: ABRIMOS UM BREVE ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO PELAS AMIGAS DA LEITURA.

MARIA DIVA: CHAMO A FRENTE A NOSSA PRESIDENTE COSETE PARA DESTACAR ALGUNS ASPECTOS DO LIVRO E OFERECER UM MIMO PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS.

COSETE: QUEM TROUXE O CARTÃO COM OS 7 VERBOS? FAREI ALGUNS BREVES COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO.

EXAMINAR AS PÁGINAS ONDE APARECEM OS OUTROS 4 VERBOS:

ESCOLHER – PAG. 93 – 186 – 216

SORRIR – PAG. 155 – 169 – 239 – 242

PERDOAR – PAG. 186 – 193 – 194 – 195 – 196

ABRAÇAR – PAG. 138

COSETE: ENTREGAR UM MIMO ESPECIAL, PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS! MUITO OBRIGADA POR TEREM ACEITO O DESAFIO!

COSETE: IMITANDO A PERSONAGEM, VAMOS ESCOLHER SORRIR (SORRIR SENTADO – SORRIR COM O FÍGADO), PERDOAR, E ABRAÇAR.

TRUDY MATHIAS: AGORA, ESTÁ NA HORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA. A SEGUIR TEREMOS UMA AULA DA FAMOSA “CHEF” ANA TOSCANO QUE INSPIRADA NO LIVRO COMER REZAR AMAR ENSINARÁ PRATOS DA COZINHA ITALIANA.

ANA É PROPRIETÁRIA E CHEF DO RESTAURANTE VILLA BORGHESE EM BRASÍLIA. É APRESENTADORA DO PROGRAMA “TEMPERANDO A VIDA”, DIARIAMENTE, NA TV. É PROPRIETÁRIA DA ESCOLA DE GASTRONOMIA DE BRASÍLIA. REALIZOU VIAGEM À TOSCANA E À LOMBARDIA, ONDE FORAM GRAVADOS 15 PROGRAMAS COM CHEFS E PERSONALIDADES LOCAIS, “MAMMAS” E “NONNAS”, EXECUTANDO SUAS MELHORES RECEITAS, QUE FORAM EXIBIDAS PELA REDE BAND DE TELEVISÃO. É AUTORA DO LIVRO “FÉRIAS NA PROVENCE: VOCÊ PODE!” DA EDITORA THESAURUS. 

CONVIDO OS PARTICIPANTES A ME ACOMPANHAREM ATÉ A COZINHA PROFISSIONAL DA EMBAIXADA DA POLÔNIA, PARA A ESPERADA AULA DE GASTRONOMIA!

 

4

FORMATO DE GORGONZOLA E FRUTAS SECAS

250 GRAMAS DE GORGONZOLA150 GRAMAS DE CREME DE LEITE FRESCO2 COLHERES DE SOPA DE MEL½ XÍCARA DE NOZES PICADAS½ XÍCARA DE DAMASCOS SECOS PICADOS

½ XÍCARA DE FIGOS SECOS PICADOS

½ XÍCARA DE PASSAS ESCURAS

MISTURE AMASSANDO BEM O GORGONZOLA, O CREME DE LEITE E O MEL.ADICIONE AS FRUTAS SECAS PICADAS.UNTE COM AZEITE DE OLIVA FORMINHAS DE BOMBOCADO E ENCHA COM A MISTURA. LEVE À GELADEIRA POR UMA NOITE.DESENFORME SOBRE FOLHAS VERDES E DECORE COM FRUTAS SECAS.

SIRVA GELADO ACOMPANHADO DE TORRADAS.

MOLHO DE TOMATE DA ANA.

½ XÍCARA DE ALHO CORTADO EM RODELINHAS2 CAIXAS DE POMODORINO2 XÍCARAS DE AZEITE DE OLIVA3 CEBOLAS CORTADAS EM CUBOS AQUEÇA METADE DO AZEITE E DOURE O ALHO. RESERVE. ADICIONE A CEBOLA E FRITE ATÉ COMEÇAR A DOURAR.JUNTE O ALHO DOURADO E OS TOMATINHOS. ACERTE O SAL E TEMPERE COM PIMENTA MOÍDA NA HORA.MEXA POR 10 MINUTOS E SIRVA COM PENNE (OU MASSA PREFERIDA) “AL DENTE”.

TUDO ESTAVA UMA DELÍCIA… MAS NINGUÉM RESISTIU AO DOCE!

5