ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Outubro de 2018

O Último Judeu – Uma História de Terror na Inquisição ” / AUTOR(A): Gordon,Noah

SINOPSE: O último judeu tem como pano de fundo os horrores da Inquisição, Noah Gordon conta a história de Yonah Helkias Toledano, o último judeu da Espanha no final do século XV. O édito real expulsando seu povo da região é o ponto de partida para o caminho errante desse menino de apenas treze anos, que ficou sozinho, após presenciar o assassinato de sua família e a fuga de sua gente, única opção de sobrevivência ao negar a conversão, imposta pelo decreto. Determinado a manter as tradições de família, Yonah Toledano inicia sua verdadeira epopéia pelas inóspitas regiões da Espanha daquela época, apenas com a fé em Deus e, no início, acompanhado de um burro esperto, chamado secretamente de Moisés. Com a vida sempre por um fio, o último judeu muda de nome, trabalha na terra como peão, num calabouço como servente, será médico, cirurgião e tradutor, entre outras funções. Adquire experiência e consegue manter-se vivo e não-convertido, sonhando em ver seus filhos terem idade suficiente para transmitir-lhes as crenças que preservara dentro de si, levá-los aos lugares secretos, acender velas do shabat e entoar preces. A narrativa é uma envolvente aventura, principalmente porque Gordon a recheia de descrições detalhadas dos perigos que rondam Yonah. Entre eles, os aparelhos de tortura usados para arrancar confissões nos julgamentos da Inquisição, como o porro, um cavalete que deslocava as articulações, e a toca, que bloqueava as narinas e a garganta com um pano ensopado de água. Os autos-de-fé, quando os condenados eram queimados, entre eles muitos cadáveres exumados, são vistos aqui como grandes espetáculos. ‘A lenha ao redor do quemadero ardia roncando forte. Isaac, o açougueiro, estava lá dentro, assando como galinha num fogão. A única diferença, Yonah ponderou timidamente, é que uma ave não era torrada viva.’ Apesar de tanto preconceito e violência, a solidariedade e a verdadeira fé surgem aqui e ali, nas andanças do aventureiro entre as regiões que Noah Gordon fez questão de conhecer antes de escrever o livro. Baseado em detalhada pesquisa histórica, o escritor explica o comércio de relíquias religiosas e a disputa que ele gerava entre as ordens católicas. Mostra também como os cristãos-novos, judeus que se convertiam ao catolicismo, eram discriminados, tanto pelos judeus, que os condenavam por renegarem a própria religião, quanto pelos cristãos, que os viam com desconfiança.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Setembro de 2018

O Segredo do Oratório” / AUTOR(A): Valente,Luize

SINOPSE: O segredo do oratório é um romance revelador sobre a história dos judeus no Brasil. A paraibana Ioná, descendente de cristãos-novos, descobre que sua família guarda um importante mistério sobre seus antepassados.
Na intenção de desvendá-lo, o Sertão nordestino torna-se pano de fundo de uma viagem às raízes do Brasil onde costumes e tradições apontam uma origem judaica que se confronta com o judaísmo atual, a partir do momento em que Ioná resolve reivindicar essa nova identidade.

 

 

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Agosto de 2018

A Livraria (Capa Do Filme)” / AUTOR(A): Coutinho,Sonia / Fitzgerald,Penelope

SINOPSE: O livro que deu origem ao filme estrelado por Emily Mortimer, de A ilha do medo, e Patricia Clarkson, de House of cards

Florence Green, uma viúva de meia-idade, decide abrir uma livraria — a única — na pequena Hardborough, uma cidade costeira no interior da Inglaterra. Florence não esperava, contudo, que seu projeto pudesse transformar Hardborough em um campo de batalha: enquanto a influente e ambiciosa Violet Gamart, que tinha outros planos para a centenária casa que ela escolheu como sede, faz de Florence sua inimiga, a empreendedora também conquista um aliado na figura do excêntrico Sr. Brundish.
Na história de Florence Green enfrentando a cortês mas implacável oposição local, vê-se a denúncia de uma estrutura de privilégios apoiada em invejas e crueldades, e, no microcosmo de Hardborough, Penelope Fitzgerald monta um cenário repleto de detalhes precisos e personagens atemporais.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Junho de 2018

“A Garota Italiana” / AUTOR(A): Lucinda Riley

SINOPSE: ‘A Garota Italiana’ Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música. Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensão no mundo da ópera italiana – e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada – e apaixonada – por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lírico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo não só o palco como também o mesmo destino. Com seu talento incomum para descrever ambientes e evocar sensações e sentimentos universais, Lucinda Riley nos leva a acompanhar a trajetória de Rosanna, desde os bairros pobres de Nápoles até os teatros mais glamorosos do planeta, trazendo à tona, com sua prosa inconfundível, as alegrias, tristezas, frustrações, decepções e redenções do amor.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Maio de 2018

“O Inventário das Coisas Ausentes” / AUTOR(A): Carol Saavedra

SINOPSE: ‘O Inventário das Coisas Ausentes’ Neste romance delicado, a autora de Flores azuis narra vidas marcadas pela ausência e pelo abandono. Como começa o amor? À primeira vista, num encontro casual, depois de anos de convivência? Qual é a distância entre dizer “eu te amo” e amar alguém? O que resta quando o tempo passa, as pessoas mudam e o amor acaba? Nina tem vinte e três anos quando ela e o narrador se conhecem na faculdade. Os dois têm um envolvimento amoroso, mas certo dia ela desaparece sem deixar notícias. A partir da reconstrução ficcional dos diários deixados por Nina, o narrador conta a história de seus antepassados e assim vai delineando seus contornos, numa tentativa de recriar a mulher amada. Mas como falar do outro sem falar de si? E como falar de si quando a sua própria vida é marcada pelo abandono, pelo impalpável? Essas são algumas das questões que O inventário das coisas ausentes lança ao leitor e à sua própria estrutura narrativa. Com uma abundância de tramas paralelas que por vezes se entrelaçam e por vezes seguem independentes, o romance de Carola Saavedra investiga o fazer literário, a memória, o amor e as marcas deixadas pela ausência do outro.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Março de 2018

“A Amiga Genial – Série Napolitana” / AUTOR(A): Elena Ferrante

SINOPSE: ‘A Amiga Genial – Série Napolitana’ A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, ‘A Amiga Genial’, é narrado pela personagem Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.
As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo o medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella.
As duas seguem caminhos diferentes. Elena se dedica à escola e Raffaella se une ao irmão Rino para convencer seu pai a modernizar sua loja. Com a chegada da adolescência, as duas começam a chamar a atenção dos rapazes da vizinhança. Outras preocupações tornam-se parte da rotina: ser reconhecida pela beleza, conseguir um namorado, manter-se virgem até encontrar um bom candidato a marido.
Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, Ferrante aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor.

“História do Novo Sobrenome – Série Napolitana” / AUTOR(A): Elena Ferrante

SINOPSE: ‘História do Novo Sobrenome – Série Napolitana’ Neste segundo romance da chamada série napolitana, veremos suas duas protagonistas, Lila e Elena, crescerem, e com elas todas as dores e as delícias de sua juventude em meio a um mundo repleto de caminhos que se abrem enquanto portas se fecham – se a sabedoria, o crescimento e o amor são possibilidades, eles ocorrem em um cenário limitado por uma disposição social por vezes cruel. Neste maravilhoso romance de formação de duas meninas, certamente o leitor vai se surpreender ainda mais com as possibilidades do universo de Elena Ferrante – esse mundo árido, tenso, delicado, profundo e, sobretudo, humano..


ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Outubro de 2017

No dia 20/10/2017 será comentado o livro:
Hora: 15h30 – Contato com a coordenadora Maria Diva pelos telefones: 9855-2710 (grupo do whatsapp) e 3345-8079

“A Caderneta Vermelha” / AUTOR(A): Antoine Laurain

SINOPSE: ‘A Caderneta Vermelha’ Caminhando pelas ruas de Paris em uma manhã tranquila, o livreiro Laurent Letellier encontra uma bolsa feminina abandonada. Não há nada em seu interior que indique a quem ela pertence — nenhum documento, endereço, celular ou informações de contato. A bolsa contém, no entanto, uma série de outros objetos. Entre eles, uma curiosa caderneta vermelha repleta de anotações, ideias e pensamentos que revelam a Laurent uma pessoa que ele certamente adoraria conhecer. Decidido a encontrar a dona da bolsa, mas tendo à sua disposição pouquíssimas pistas que possam ajudá-lo, Laurent se vê diante de um dilema: como encontrar uma mulher, cujo nome ele desconhece, em uma cidade de milhões de habitantes?

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Setembro de 2017
No dia 18/09/2017 será comentado o livro:

“O Outro Pé da Sereia” / AUTOR(A): Mia Couto

SINOPSE: ‘O Outro Pé da Sereia’ Este novo romance do moçambicano Mia Couto faz um retrato poético, alegórico e também crítico da Moçambique contemporânea. A imagem de uma santa católica que encanta e perturba todos os que dela se aproximam é o centro de uma trama dividida em dois momentos históricos, ligados por questões étnicas, religiosas e de destino familiar.
Num deles, o jesuíta Gonçalo da Silveira parte de Goa, na Índia, em 1560, com a missão de converter ao cristianismo o imperador do Reino do Ouro, ou Monomotapa, situado na região fronteiriça entre os atuais Zimbábue e Moçambique. Segue com ele uma imagem de Nossa Senhora, a que os escravos da nau portuguesa chamam de Kianda, uma divindade das águas, e os africanos tratam por Nzuzu, a rainha das águas doces. As relações de sincretismo religioso e choque cultural entre portugueses, indianos e africanos conduzem ao segundo momento histórico.
Em 2002, dez anos depois dos acordos de paz entre governo e forças rebeldes, Moçambique é um país em recuperação. Um pastor e sua mulher, Mwadia Malunga, encontram a imagem de Nossa Senhora nas margens de um rio da pequena localidade de Antigamente. O curandeiro do lugar diz que eles conspurcaram o espírito do rio e correm grande perigo. Mwadia decide então voltar a Vila Longe, onde deixara a família, para abrigar a estátua.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Agosto de 2017
No dia 18/08/2017 será comentado o livro:

“A Livraria Mágica de Paris” / AUTOR(A): Nina George

SINOPSE: ‘A Livraria Mágica de Paris’ Uma história emocionante de amor, de perda, e do poder dos livros. O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão — o verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rue Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, “A livraria mágica de Paris” é uma carta de amor aos livros — perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – JUNHO de 2017
No dia 16/06/2017 será comentado o livro:

“O Perfume da Folha de Chá” / AUTOR(A): Dinah Jefferies

SINOPSE: ‘O Perfume da Folha de Chá’ Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.
Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – MAIO de 2017
No dia 19/05/2017 será comentado o livro:

“Enclausurado” / AUTOR(A): IAN MCEWAN

SINOPSE: ‘Enclausurado’ O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante – que é também tio do bebê -, assassinar o marido.
Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.

 

linhaENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – MAIO de 2016
No dia 20/05/2016 será comentado o livro:

“Hibisco Roxo” / AUTOR(A): CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

SINOPSE: ‘Hibisco Roxo’ Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.

“Uma história sensível e delicada sobre uma jovem exposta à intolerância religiosa e ao lado obscuro da sociedade nigeriana.” – J.M. Coetzee

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – ABRIL de 2016
No dia 15/04/2016 será comentado o livro:

“Beije-me onde o sol não alcança” / AUTOR(A): MARY DEL PRIORE

SINOPSE: ‘Beije-me onde o sol não alcança’ Um conde russo, a herdeira de um barão do café do Vale do Paraíba e uma ex-escrava. Unindo as pontas do triângulo, paixões, tragédias, a moral hipócrita de uma época, grandes fortunas, falências, derrocadas… Neste romance que parte de fatos e personagens verídicos, Mary Del Priore cria uma narrativa que prende o leitor desde a primeira página. O olhar da historiadora faz um retrato vivo do tempo e dos acontecimentos que o marcaram, mas é a história de amor de Maurice Haritoff, Nicota Breves e Regina Angelorum (nomes reais que parecem inventados) que nos arrebata.

 Com descrições de uma riqueza impressionante, Mary Del Priore nos faz mergulhar na narrativa, nos carrega para dentro da história. Sentimos os cheiros, ouvimos os sons, vemos pelas frestas dos casarões um mundo onde convivem dramas, angústias, ambição, sensualidade, opressão feminina e religiosidade. Somos levados, ou nos deixamos levar. Difícil é voltar da viagem quando o livro acaba.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – MARÇO de 2016
Em 22 de março na residência da associada Anete Braga foi apreciado o livro:

DOIS IRMÃOS
DOIS IRMÃOS / AUTOR: MILTON HATOUM

SINOPSE: Dois irmãos‘ é a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino – o filho da empregada – narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro – a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar.

 linha

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA: 21 DE AGOSTO de 2015.
NOME DO LIVRO: SUBMISSÃO DE MICHEL HOUELLEBECQ

submi1 Submissao

AMIGAS DA LEITURA JUNHO

Amigas da Leitura – coordenadora Marlene Cabrera Moron

Livro: O Vermelho Amargo de Bartolomeu Campos Queirós

capa vermelho amargoDia: 19 de junho de 2015 Hora:15:00
Local: Bar do Capitão do Tulip Inn

Presentes: Marlene Cabrera, Tânia Marotta, Maria Olimpia Marotta, Regina Moura, Luíza Postiga, Ianthe Mattos, Filomena Abreu e Jeru Ponce.

Resumo de Marlene Cabrera

Em Vermelho Amargo, Bartolomeu Campos de Queirós viajando pelas lembranças da infância, do narrador criança, constrói situações singulares e mágicas alicerçadas em fascinante prosa poética.Metaforicamente,o fatiar de vermelho tomate transborda em dolorosas lembranças da mãe ausente,”seu passado morto,mudo,que dorme no canto da boca”.O pai,a madrasta,a faca,os irmãos,suportes do passado,apenas, somam nostalgias. Toda memória,para a órfã criança, é como o seco e frio mês de maio.

 

No mês de Abril será apreciado o livro Vintém de Cobre da escritora goiana Cora Coralina.

global_coracoralina

Data: Abril
Horário: 15h30
Local: Residência da associada Anete Braga da Costa Contato: Coordenadora, Maria Diva Dutra Soares, pelo

telefone: 3345-8079

ENCONTRO CONJUNTO

AMIGAS DA LEITURA E DA GASTRONOMIA 

CERIMONIALISTAS: MARIA DIVA SOARES E TRUDY MATHIAS

MARIA DIVA: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA LEITURA SAUDO A TODOS OS PRESENTES NESTE EVENTO. 

3

 TRUDY: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA É COM ALEGRIA QUE SAÚDO OS PRESENTES NESTE EVENTO.

MARIA DIVA: TENHO O PRAZER DE PASSAR A PALAVRA PARA NOSSA PRESIDENTE, COSETE RAMOS GEBRIM, PARA FAZER A ABERTURA DO EVENTO.

QUE PRIVILÉGIO! 

ABRIR ESTE EVENTO COM O DVD DE NATAL, DA ARTE MIUDA, DE DIAMANTINA.

NOSSA VIAGEM EM DIAMANTINA FOI INESQUECÍVEL.

AQUI TEMOS VÁRIAS PARTICIPANTES DO GRUPO QUE TEVE O PRIVILÉGIO DE ASSISTIR A “VESPERATA”! 

MAS, PARA SURPRESA DE MUITOS, HOUVE UM ESPETÁCULO QUE ENCANTOU A TODOS. UM ESPETÁCULO TÃO BELO QUE MUTAS DE NÓS CHORAMOS DE EMOÇÃO. TRATA-SE DA APRESENTAÇÃO NA IGREJA DO GRUPO DE CRIANÇAS “ARTE MIÚDA”.

QUE VOZES MARAVILHOSAS, QUE PODER DE MOVER E ENCANTAR AS PESSOAS!

NO FINAL DA APRESENTAÇÃO, HOUVE UM DEPOIMENTO DA MAESTRINA SORAYA, NA IGREJA, EM FRENTE DE CENTENAS DE PESSOAS… DISSE A MAESTRINA SORAYA…

“SE NÃO HOUVESSE MINISTRO HARGREVES NÃO HAVERIA ARTE MIUDA”.

FICAMOS EMOCIONADAS E ORGULHOSAS AO OUVIR ESTAS PALAVRAS, RESALTANDO O PAPEL DE ALGÚEM A QUEM CONHECEMOS E ADMIRAMOS. COMO O MINISTRO HARGREAVES É MARIDO DE NOSSA QUERIDA SÓCIA DO CIB, HELOISA HARGREAVES, GOSTARIA DE CHAMÁ-LA PARA FICAR AQUI A FRENTE, AO MEU LADO.

É COM O MAIOR ORGULHO QUE O CLUBE INTERNACIONAL DE BRASÍLIA, NA PESSOA DE SUA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO RITA MÁRCIA MACHADO, ENTREGA AO CASAL O TROFEU MAIOR DO CIB: A FLOR DE CRISTAL. OBRIGADA AOS DOIS POR PROMOVEREM UMA INICIATIVA CULTURAL DE TAMANHO IMPACTO PARA OUVINTES DO BRASIL INTEIRO.

 

2

MARIA DIVA: VAMOS COMEÇAR O EXAME DO LIVRO DE HOJE COMER REZAR AMAR DE ELIZABETH GILBERT.

SOLICITO A RAFAEL DUARTE, ASSESSOR TECNOLÓGICO DO CIB, PARA MOSTRAR ALGUMAS CENAS DOS 3 PAÍSES ONDE A PERSONAGEM DO LIVRO VIVEU: ITALIA – COMER; INDIA – REZAR; INDONÉSIA – AMAR. 

MARIA DIVA: ABRIMOS UM BREVE ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO PELAS AMIGAS DA LEITURA.

MARIA DIVA: CHAMO A FRENTE A NOSSA PRESIDENTE COSETE PARA DESTACAR ALGUNS ASPECTOS DO LIVRO E OFERECER UM MIMO PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS.

COSETE: QUEM TROUXE O CARTÃO COM OS 7 VERBOS? FAREI ALGUNS BREVES COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO.

EXAMINAR AS PÁGINAS ONDE APARECEM OS OUTROS 4 VERBOS:

ESCOLHER – PAG. 93 – 186 – 216

SORRIR – PAG. 155 – 169 – 239 – 242

PERDOAR – PAG. 186 – 193 – 194 – 195 – 196

ABRAÇAR – PAG. 138

COSETE: ENTREGAR UM MIMO ESPECIAL, PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS! MUITO OBRIGADA POR TEREM ACEITO O DESAFIO!

COSETE: IMITANDO A PERSONAGEM, VAMOS ESCOLHER SORRIR (SORRIR SENTADO – SORRIR COM O FÍGADO), PERDOAR, E ABRAÇAR.

TRUDY MATHIAS: AGORA, ESTÁ NA HORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA. A SEGUIR TEREMOS UMA AULA DA FAMOSA “CHEF” ANA TOSCANO QUE INSPIRADA NO LIVRO COMER REZAR AMAR ENSINARÁ PRATOS DA COZINHA ITALIANA.

ANA É PROPRIETÁRIA E CHEF DO RESTAURANTE VILLA BORGHESE EM BRASÍLIA. É APRESENTADORA DO PROGRAMA “TEMPERANDO A VIDA”, DIARIAMENTE, NA TV. É PROPRIETÁRIA DA ESCOLA DE GASTRONOMIA DE BRASÍLIA. REALIZOU VIAGEM À TOSCANA E À LOMBARDIA, ONDE FORAM GRAVADOS 15 PROGRAMAS COM CHEFS E PERSONALIDADES LOCAIS, “MAMMAS” E “NONNAS”, EXECUTANDO SUAS MELHORES RECEITAS, QUE FORAM EXIBIDAS PELA REDE BAND DE TELEVISÃO. É AUTORA DO LIVRO “FÉRIAS NA PROVENCE: VOCÊ PODE!” DA EDITORA THESAURUS. 

CONVIDO OS PARTICIPANTES A ME ACOMPANHAREM ATÉ A COZINHA PROFISSIONAL DA EMBAIXADA DA POLÔNIA, PARA A ESPERADA AULA DE GASTRONOMIA!

 

4

FORMATO DE GORGONZOLA E FRUTAS SECAS

250 GRAMAS DE GORGONZOLA150 GRAMAS DE CREME DE LEITE FRESCO2 COLHERES DE SOPA DE MEL½ XÍCARA DE NOZES PICADAS½ XÍCARA DE DAMASCOS SECOS PICADOS½ XÍCARA DE FIGOS SECOS PICADOS½ XÍCARA DE PASSAS ESCURAS MISTURE AMASSANDO BEM O GORGONZOLA, O CREME DE LEITE E O MEL.ADICIONE AS FRUTAS SECAS PICADAS.UNTE COM AZEITE DE OLIVA FORMINHAS DE BOMBOCADO E ENCHA COM A MISTURA. LEVE À GELADEIRA POR UMA NOITE.DESENFORME SOBRE FOLHAS VERDES E DECORE COM FRUTAS SECAS.SIRVA GELADO ACOMPANHADO DE TORRADAS.

MOLHO DE TOMATE DA ANA.

½ XÍCARA DE ALHO CORTADO EM RODELINHAS2 CAIXAS DE POMODORINO2 XÍCARAS DE AZEITE DE OLIVA3 CEBOLAS CORTADAS EM CUBOS AQUEÇA METADE DO AZEITE E DOURE O ALHO. RESERVE. ADICIONE A CEBOLA E FRITE ATÉ COMEÇAR A DOURAR.JUNTE O ALHO DOURADO E OS TOMATINHOS. ACERTE O SAL E TEMPERE COM PIMENTA MOÍDA NA HORA.MEXA POR 10 MINUTOS E SIRVA COM PENNE (OU MASSA PREFERIDA) “AL DENTE”.

TUDO ESTAVA UMA DELÍCIA… MAS NINGUÉM RESISTIU AO DOCE!

5